top of page
logo_03.png

Tome um café consigo mesmo !


Qualquer momento pode ser um momento propício para tomar um café consigo mesmo e brindar-se de um espaço e um tempo, na rapidez da vida quotidiana, e desta forma, encontrar-se com o melhor de si.


Quais são os seus sonhos? Qual o seu projecto de vida? Como lida com os obstáculos?


Há que questionar quais são os nossos valores e ver de que forma os introduzimos no nosso projeto de vida.


Os valores são os nossos verdadeiros desejos, para o caminho que queremos trilhar e para a forma como queremos relacionar-nos com o mundo, com os outros e connosco mesmos. São os princípios autênticos que nos guiam e que nos motivam para como viver a nossa vida. É importante que cada um de nós se questione o que quer para a sua vida e se, renunciar a isto, não implicará um grau de frustração demasiado elevado.


Perseguir os sonhos é um estímulo à motivação e a encontrar um “porquê” e “para quê” da vida. Sem este projeto para nós próprios, corremos o risco de deambular pela vida sem saber bem por onde vamos...


Vão existir sempre obstáculos com os quais teremos que lidar para alcançar os nossos sonhos. Estes podem ser encarados como uma medida da nossa capacidade de lidar com eles. Até que ponto somos permeáveis aos obstáculos? Às opiniões dos outros? . . .


Por vezes, a nossa família e os nossos amigos podem ser conservadores e pôr em causa a viabilidade do nosso projecto ou até a nossa capacidade de conseguir concretizá-lo.

Apostar em nós mesmos significa acreditar em nós mesmos; ter um mapa e saber onde queremos chegar.


O projecto que definirmos para nós hoje, deverá ser para os próximos seis meses e recomendamos que inclua três ou quatro metas realistas que possamos cumprir.

Ao longo deste período de tempo, sugerimos dedicarmos momentos a nós mesmos para perceber em que ponto estamos do nosso caminho, de modo a que possamos ir monitorizando o resultado do nosso esforço.

Tome um café consigo mesmo !

* Adaptado de Gaspar Hernandez (Montevideo, 1945)


97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Luto

bottom of page