Como funciona a Terapia Familiar?
Na Terapia Familiar são marcadas sessões com os elementos significativos, nem sempre sendo necessária a presença de todos os membros da família.
Promove-se um espaço de comunicação neutro em que todos são convidados a participar, dar o seu ponto de vista e escutar os outros, procurando chegar a uma base de entendimento que melhore o bem-estar de todos.
A sessão é feita por terapeutas reconhecidos pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar que avalíam e intervêm na dinâmica de interação da família e a sua relação com a dificuldade ou problema apresentado. Procuram reestruturar os estilos disfuncionais de interacção da família, promovendo os pontos fortes e os recursos e reforçando os comportamentos de resolução de problemas.
O que é a Terapia Familiar?
No 180 Terapias Açores fazemos o acompanhamento a famílias em situações de crise, conflito e insatisfação que pretendam uma alteração nas suas dinâmicas relacionais, comunicacionais e estruturais.
A Terapia Familiar sistémica é uma abordagem terapêutica empiricamente suportada.
Ainda que por vezes o “problema” pareça ser de um dos membros da família, este tem impacto na família e a intervenção poderá ser mais eficaz quando se intervém com toda a família, quer seja para compreender a situação, quer seja para intervir sobre as relações no sentido da resolução de problemas.
Quando esta indicada a Terapia Familiar?
-
Dificuldades de comunicação na família
-
Dificuldades perante comportamentos dos filhos
-
Dificuldades relacionais pais – filhos adolescentes
-
Conflitos familiares stressantes
-
Dificuldades ao nível escolar
-
Problemas de adaptação a diferentes etapas do ciclo de vida (a adolescência, a autonomização dos filhos, etc.)
-
Famílias reconstituídas (recasamentos, relação com os filhos do parceiro, etc.)
-
Lutos e perdas
-
Doença mental/Problemas psicológicos ou comportamentos disfuncionais de um ou mais membros
-
Doença de um ou mais membros da família
-
Dificuldades nas relações sociais