top of page
logo_03.png

Terapia de Casal


" O que ela pensa, o que ele nunca diz, as feridas dos dois e aquilo que os une"  

Gameiro, J. (2011),Até que o amor nos separe.Lisboa:Matéria-Prima Edições


Brigas de dia, amuos ao deitar, silêncios ao chegar a casa, culpa, rancores e mágoas, distância mesmo com o outro ali ao lado... Nenhum se lembra como começou. Ambos suspeitam e por vezes receiam que seja o fim...têm dúvidas...no pensamento surge um rol de queixas mútuas: ele passa muito tempo no trabalho e ela controla demasiado a vida dele; ele é egoísta e ela descuidada com a aparência; ele deixa a sogra intrometer-se na vida deles e ela não quer saber da família dele; ele não lhe dá atenção e ela só quer saber dos filhos... não se ouvem mútuamente até que decidem procurar um local neutro e alguém que lhes facilite o diálogo: um/a terapeuta de casal.


Por vezes quando menos se espera a crise conjugal bate-nos à porta...as relações amorosas sofrem um enorme desgaste com a rotina diária e por vezes podem não resistir à pressão do quotidiano, aos desejos, ambições e expectativas individuais. O afastamento emocional ou o simples querer quebrar a rotina a nível individual pode gerar instabilidade e crise no casal.

A infidelidade, a comunicação, as familias de origem de cada um, o nascimento de um filho, a conjugalidade vs a parentalidade, os lutos familiares, a perda de intimidade, os conflitos no casal podem levar a situações de (eminente) ruptura que podem ser minoradas ou melhor geridas através da terapia de casal.

Numa sessão de terapia de casal, o casal irá expor o que os levou a procurar a terapia, o que é que os preocupa e como é que cada um individualmente acha que a situação poderá ser resolvida. A terapia de casal visa em primeiro lugar (re)estabelecer a comunicação entre o par, promovendo uma maior abertura entre o casal, dando-lhes a oportunidade de num contexto neutro, livre de julgamentos ou tomada de partidos reverem e avaliarem a sua vida a dois, olharem para si próprios, para a sua vida, repensarem as suas atitudes e dificuldades e enfrentarem os sentimentos que julgam dificeis de lidar. A terapia de casal não fornece a fórmula mágica para a sua relação, mas identifica e ajuda o casal a descobrir novas possibilidades de ação e potencia a sua capacidade de encontrar o rumo mais indicado para ambos,facultando o processo de tomada de decisão do casal quanto ao futuro da relação. Após a tomada de decisão do casal, a terapia poderá inicidir no apoio e promoção de um processo de recuperação da relação e restabelecimento dos laços, (perante uma decisão de manter e recuperar/renovar a relação) ou promover uma ruptura saudável (quando a decisão conjugal recaí sobre a separação/divórcio), vivendo a situação da forma menos traumática possivel.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page