Psicoterapia

O que é a Psicoterapia?

No 180 Terapias Acores fazemos Psicoterapia individual segundo o modelo relacional sistémico, promovendo o auto-conhecimento e ajudando a pessoa a lidar com situações que provoquem sofrimento, encontrando estratégias e recursos com vista ao bem-estar psicológico e emocional.

Habitualmente uma Psicoterapia dura entre 3 meses a 1 ano, podendo ter uma duração menor ou maior consoante o caso. A intervenção é sempre proveitosa, pois permite que a pessoa desenvolva o auto-conhecimento, aceda a novas perspetivas e desbloqueie impasses, restabelecendo o seu equilíbrio e bem-estar.

Quanto tempo pode durar uma Psicoterapia?

Quando recorrer a Psicoterapia?

Quando alguém sofre algum tipo de mal-estar emocional e não consegue resolvê-lo de forma isolada, nem com o apoio da sua rede familiar e/ou social, deve recorrer a ajuda de um profissional especializado.

Quanto mais cedo recorrer a esta ajuda, mais fácil conseguirá alcançar a solução, pois quanto menos cronificados estiverem os problemas, melhor o prognóstico.

Qual a diferença entre

Psicologo Clínico e Psicoterapeuta?

Ambos têm de estar inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses para poderem exercer as suas funções. O que os distingue é que o Psicólogo Clínico tem licenciatura em Psicologia e/ou mestrado integrado em Psicologia Clínica e o Psicoterapeuta, acresce uma especialização num modelo Psicoterapêutico.

 

Esta especialização trata-se de uma formação pós graduada que pode durar cerca de 5 anos, onde se inclui formação teórica do modelo de base, supervisão clínica de casos durante o mínimo de 2 anos, e desenvolvimento pessoal, que inclui o seu próprio processo psicoterapêutico.

No 180 terapias acores, os psicoterapeutas desenvolveram a sua especialização no modelo relacional sistémico, tendo sido formados pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Quando está indicada a Psicoterapia?

Artigos e casos relacionados:

  • Ansiedade e depressão

  • Stress e esgotamento

  • Fobias e pânico

  • Perturbações ao nível da saúde mental

  • Luto e perdas

  • Dificuldades na tomada de decisão

  • Dificuldades de relação com outros

  • Problemas de auto-estima

  • Desenvolvimento pessoal

  • Instabilidade emocional: baixa tolerância à frustração, perfecionismo, dificuldade no controlo de impulsos, frustração, irritabilidade, insegurança, etc.

Contato

Rua Coronel Silva Leal nº 33-35 9500 -175, Ponta Delgada

180.acores@gmail.com

 

Tel: 296 284 410

Horário de contato das 09:00 às 18:00

180terapiasacores

É uma equipa privada do Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica

© 2019 by WyND

ctfislogo.png