Terapia Individual Sistémica 

O que é a Terapia Individual Sistémica?

Cada pessoa é única no que diz respeito ao seu temperamento, composição genética, perceções e necessidades. Contudo, a formação da identidade de cada um ocorre através das interações que cada individuo desenvolve nos diferentes sistemas nos quais se integra : família, trabalho, amigos, escola, saúde, rede formal e informal que o rodeia.


Assim, o sentido que cada pessoa  atribui  à  vida, à  família, aos  relacionamentos, às  suas expetativas, bem  como  à  sua auto-estima ,ao seu auto-conceito estão relacionados com a forma como estabelece as suas relações nestas esferas e sobretudo na familiar. Nas intervenções individuais sistémicas consideram-se as  relações  entre o indivíduo e os outros e dele para consigo mesmo. Trabalha-se com a identidade pessoal e a identidade familiar nas vertentes do pertencer e do diferenciar-se, ajudando o indivíduo a sair da massa indiferenciada da família e a poder construir o seu caminho, reconhecendo outras possibilidades e movendo-se em todos os sistemas de forma positiva.

Procura-se favorecer o auto-conhecimento e possibilitar a descoberta de saídas para impasses, bloqueios ou situações problema, em que o individuo se encontra, através da consciencialização de como se movimenta nestes diferentes sistemas, identificando padrões relacionais e familiares que potenciem determinadas situações e empoderando o individuo para resgatar os seus recursos e se posicionar de uma forma mais favorável, ganhando assim, bem estar, desbloqueio e resolução de situações/problema, aumentando o auto-conhecimento, alteração de padrões e pautas comportamentais e promovendo mudanças efetivas no EU.

Como em qualquer processo terapêutico a duração da terapia é variável com a situação /problema que trás o individuo e a sua motivação para a mudança. No entanto procura-se uma intervenção breve e eficaz , tendo em média 8 - 12 sessões.

Quanto tempo pode durar uma Terapia Individual Sistémica?

Quando está indicada a Terapia Individual Sistémica?

 

  • Situações de bloqueio/impasse/problema, ao nível familiar, laboral, redes formais (serviços comunidade) ou informais (amigos, vizinhança…etc)

  • Dificuldades na tomada de decisão

  • Dificuldades de relação com outros

  • Problemas de auto-estima

  • Desenvolvimento pessoal

  • Instabilidade emocional associada a padrões ou pautas de comportamento relacionais

  • Luto e perdas

  • Ansiedade e depressão

  • Estados de stress, sobrecarga e esgotamento

  • Burn Out

Artigos e casos relacionados:

Contato

Rua Coronel Silva Leal nº 33-35 9500 -175, Ponta Delgada

180.acores@gmail.com

 

Tel: 296 284 410

Horário de contato das 09:00 às 18:00

180terapiasacores

É uma equipa privada do Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica

© 2019 by WyND

ctfislogo.png