Terapia Individual Sistémica
O que é a Terapia Individual Sistémica?
Cada pessoa é única no que diz respeito ao seu temperamento, composição genética, perceções e necessidades. Contudo, a formação da identidade de cada um ocorre através das interações que cada individuo desenvolve nos diferentes sistemas nos quais se integra : família, trabalho, amigos, escola, saúde, rede formal e informal que o rodeia.
Assim, o sentido que cada pessoa atribui à vida, à família, aos relacionamentos, às suas expetativas, bem como à sua auto-estima ,ao seu auto-conceito estão relacionados com a forma como estabelece as suas relações nestas esferas e sobretudo na familiar. Nas intervenções individuais sistémicas consideram-se as relações entre o indivíduo e os outros e dele para consigo mesmo. Trabalha-se com a identidade pessoal e a identidade familiar nas vertentes do pertencer e do diferenciar-se, ajudando o indivíduo a sair da massa indiferenciada da família e a poder construir o seu caminho, reconhecendo outras possibilidades e movendo-se em todos os sistemas de forma positiva.
​
Procura-se favorecer o auto-conhecimento e possibilitar a descoberta de saídas para impasses, bloqueios ou situações problema, em que o individuo se encontra, através da consciencialização de como se movimenta nestes diferentes sistemas, identificando padrões relacionais e familiares que potenciem determinadas situações e empoderando o individuo para resgatar os seus recursos e se posicionar de uma forma mais favorável, ganhando assim, bem estar, desbloqueio e resolução de situações/problema, aumentando o auto-conhecimento, alteração de padrões e pautas comportamentais e promovendo mudanças efetivas no EU.
Quando está indicada a Terapia Individual Sistémica?
​
-
Situações de bloqueio/impasse/problema, ao nível familiar, laboral, redes formais (serviços comunidade) ou informais (amigos, vizinhança…etc)
-
Dificuldades na tomada de decisão
-
Dificuldades de relação com outros
-
Problemas de auto-estima
-
Desenvolvimento pessoal
-
Instabilidade emocional associada a padrões ou pautas de comportamento relacionais
-
Luto e perdas
-
Ansiedade e depressão
-
Estados de stress, sobrecarga e esgotamento
-
Burn Out